quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Croix e Roubaix

Croix (pronunciado /cruá/) é onde o Edu mora, Roubaix (/rubé/) é onde ele trabalha. A gente vai de uma cidade a outra em cinco minutos de metrô. As duas são cidadezinhas muito adoráveis.

Vão aí algumas fotos:

Roubaix

Esta é Roubaix. Ela é uma cidade industrial, onde as pessoas vão para basicamente trabalhar. Ela também é relativamente pobre e, ao que parece, um pouco perigosa. Ainda assim, ela é muito bonita.

Não sei o que é, mas acho bonitinho.
Se bem que Roubaix me parece uma cidade basicamente voltada para carros, e não para pessoas. As rodovias não têm muitos semáforos e tudo fica muito longe. Contrasta bastante com as outras cidades da região, que são basicamente voltadas para pedestres.

Já Croix é basicamente residencial - e, ao que parece, relativamente chique também. Até as lojas daqui são mais caras, mas é tudo muito bonito e perto. Eu diria que é o lugar ideal para se morar.

Só que, em agosto, tudo fecha para férias - até mesmo as padarias.
Jardim com um moinho, perto da prefeitura

Prefeitura - o vento não quis ajudar as bandeiras :(
Rua residencial de Croix
Prefecture de Police

Rua perto da casa do Edu
Esta última foto é especialmente para convencer a minha tia Mimi de vir me visitar, quando eu morar aqui ☺:
A linda igreja de Croix
Acho que, realmente, este é o canto mais lindo do mundo. ♥

2 comentários:

  1. Olá, boa tarde. Sou uma brasileira apaixonada pela França. Em alguns sites aqui no Brasil foi divulgado que o prefeito de Roubaix, com a intenção de revitalizar a cidade, vai vender algumas casas que estão abandonadas na cidade pelo valor simbólico de 1euro. Quem comprar, assina um contrato com o compromisso de reformar a casa em até 5 anos. Sabe informar alguma coisa sobre isso? Roubaix é uma cidade violenta? É verdade tb que existem muitos muculmanos e ciganos nas ruas? Obrigada, Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mônica,
      Interessante isso! Não sabia não, mas não sigo muito as notícias por aqui e não sei a que ponto está ou não sendo divulgado.
      Olha, Roubaix é uma cidade especial. Não diria que é violenta ou perigosa, o meu marido trabalha lá e anda 20-30 minutos todos os dias por lá para pegar o metrô, e nunca aconteceu nada. É uma cidade considerada de "Banlieue" e tem uma grande população de várias origens diferentes. Para mim, Roubaix tem o seu charme, tem fama de não ser uma cidade tranquila, mas nunca vi nada que justifique isso. Se você tem vontade de ir morar lá, recomendo visitar. :) Boa sorte!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...