sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Bélgica: paixões nacionais



Os belgas adoram comer e beber. Estivemos lá há dois dias e praticamente tudo o que fizemos foi comer (já que não bebemos). Uma dica: vá para a Bélgica com fome e sem estar de regime.

Quais são as paixões nacionais dos belgas?

Cerveja


Eu não gosto nem bebo cerveja, mas é fato consumado que os belgas são um dos melhores, quando se fala em produção de cerveja. E eles têm muito orgulho de ostentar este título, diga-se de passagem.

"Economize água: beba cerveja belga"

Batatas Fritas


Ah, as fritas belgas... só de lembrar, suspiro de saudade. Se você ainda não comeu fritas belgas, você não sabe o que são fritas de verdade. 

O Edu é viciado por fritas - vale lembrar que os nortenhos da França também são maravilhosos na produção de fritas - e eu segui a onda: comemos fritas de café da manhã, almoçamos fritas, jantamos fritas. E ainda comeríamos mais, se nossos estômagos permitissem.

As fritas de lá são normalmente vendidas num cone, e sempre com algum molho especial. Eles têm uma seleção gigantesca de milhares de molhos, não é muito fácil de decidir.

As primeiras fritas que comemos foram com a sauce Brésil (sim, "molho Brasil"): uma mistura de curry, maionese e um leve sabor de manga. Pode parecer estranho, mas é uma delícia.

Menina feliz na frente de uma friterie, segurando seu modesto cone de fritas.

Wafels


Os wafels belgas são coisa de outro mundo. Aqui no Norte da França, estamos acostumados a comer waffels (que chamamos de gaufres), mas não do jeito que eles comem. Aqui, a gente praticamente não vê o Wafel, tanta que é a cobertura.

Os wafels daqui me surpreenderam: a mistura do chantilly com o chocolate meio-amargo belga e frutas é simplesmente divina. Quase morri de comer um desses.

Aqui, a variedade de coberturas ainda é pequena.

Mais exemplos de Wafels.

Chocolate


Como ir para a Bélgica e não falar de chocolate? 

Sim, e verdade: o chocolate daqui é divino. Não é barato, mas vale o que pesa.

E tem chocolates para todos os gostos, de todas as formas, sabores e tipos possíveis. O que não falta por lá é loja de chocolate.

Vitrine de uma chocolateria: cisnes, ovelhas e ferramentas de chocolate.
Os chocolates com uma colher fincada são para misturar no leite fervendo e fazer chocolate quente.

Boa parte das lojas de lá também são uma espécie de buffet de bombons. Você vai lá, escolhe os bombons que quer das dezenas/centenas de escolhas possíveis, e monta a sua própria caixa de bombons. São muitas as escolhas possíveis, é virtualmente impossível querer degustar um de cada bombom.

Leonidas, uma das melhores chocolaterias daqui.

Minha modesta seleção de chocolates

Além dessas paixões, a Bélgica ainda merece destaque em muitas áreas diferentes, como as histórias em quadrinhos e a arte em geral.

O Tintin é belga, bem como várias outras
personagens de histórias em quadrinhos.

A Bélgica é um país que realmente merece destaque: tantas maravilhas em uma terra tão pequena. Fico feliz de estar tão perto de um lugar tão lindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...