terça-feira, 20 de agosto de 2013

Bruges

Você conhece Bruges?

Se não, você realmente deveria. Bruges é conhecida como a Veneza do Norte: uma cidadezinha repleta de canais, romântica e com um ar medieval. 


Bruges era, na época da Idade Média, uma cidade portuária, mas com o tempo os seus canais foram se fechando e perderam acesso ao mar. E aí a cidade foi se isolando e se perdendo no tempo, durante alguns poucos séculos...

Uma singela viagem no tempo.

Hoje, ela é tão turística quanto a própria Veneza: por onde vamos, encontramos lojinhas de lembrancinhas, e as pessoas das lojas já chegam te cumprimentando em inglês. Mas ainda assim, não perde o charme de uma pequena cidade.

A primeira coisa que fizemos ao chegar em Bruges foi alugar uma bicicleta: o tempo estava lindo e as ruas eram fofas, mas na verdade decidimos pela bicicleta porque estávamos cansados de nos perder de ônibus, que aconteceu bastante em Bruxelas. Aqui na Europa, as cidades são muito pequenas e fica mais fácil se encontrar de bicicleta do que com um monte de linhas em uma língua que você não entende.

Fiquei com medo de ver tanta bicicleta junta.
(tinha três vezes mais bicicleta do que na foto)


Aí andamos até o centro histórico da cidade. Gente, que coisa mais fofa!

Praça com pedestres e carros misturados.
Ruas estreitas
Um restaurante meio chique em uma rua
completamente escondida e deserta

É tudo tão... Belga

Aí começamos a sentir fome e fomos procurar, claro, batatas fritas. Foi mais difícil de achar do que em Bruxelas, mas acabamos por encontrar uma. Só que o tiozinho que nos atendeu foi tão gentil, que só faltava ele sair de trás do balcão para me dar um tapa na cabeça. Santa paciência!

Eu chego, com todo o meu humilde ar de turista low-budget:

Fritas mal-educadas e água forçadamente comprada.
- Bom dia, você fala inglês?
- Mas você não viu que eu estava falando inglês justamente com a cliente na sua frente? Claro que falo inglês.
- Erm, ok... eu gostaria de uma porção grande de fritas.
- Qual molho?
- (A gente estava super indeciso) Qual você recomenda?
- Todos, todos são recomendados, todos são bons!
- Ok, mas você tem um preferido?
- Mas todos são recomendados. Tem A e B e C...
- Ok, vamos levar o tártaro.
- Ah, vocês vão comer na loja? Se sim, vocês devem comprar uma bebida para acompanhar. Não sou eu que faço as regras, mas o big boss está assistindo... (aponta para a câmera)

Aí tá, sem saber direito se ele estava tentando brincar, nos extorquir ou se era mesmo esse absurdo, fomos obrigados a comprar uma bebida; só que eu não sabia onde elas estavam. E por que fui perguntar?

- Mas oras, está lá ao lado, perto da porta! Você poderia usar mais a sua cabeça, garotinha...
(Detalhe: elas estavam em um ponto cego, impossível de se ver de dentro da loja)

É muito amor e paciência para uma pessoa só. E ele agia assim com tamanha naturalidade que me perguntei se ser azedo é considerado uma virtude pela cultura belga.

Bom, experiências bizarras à parte... Fomos conhecer os canais de Bruges de barco. O passeio não é caro (7 Euros) e é super bonito atravessar a cidade pelos rios. Recomendo.

Canal + barco = turistas felizes

Belgiquices

Alguma igreja
Restaurante à beira do rio
Casas de madeira
Antigamente, as casas eram de madeira. Mas elas pegavam fogo muito facilmente, então começaram a vedar novas construções em madeira. Mas ainda restam algumas.

Estátuas bonitinhas

Mais estátuas bonitinhas

Por aqui, é tudo muito... belga

Terminamos o dia, é claro, comendo. E aí comemos um prato que os belgas juram ser o prato nacional, só que na verdade é o prato típico roubado do Norte: moules frites.

E lá vamos nós, comer na Bélgica
em um lugar chamado Café Français

As moules frites não passam de um prato de mariscos cozidos junto com uma porção de fritas. Os mariscos são cozidos de uma forma especial, ficam com um gosto diferente e suave. Para comer, temos que usar a concha de um marisco como pinça para tirar os outros dentro de suas conchas. Comer isso tem todo um charme.


Moules frites

E aí, finalmente, fomos para casa, quase morrendo de cansaço, felizes e de barriga cheia.

Fizemos "toda" a Bélgica (Bruxelas - Bruges) em um dia só: partimos às 9h e voltamos às 21h. Realmente, morar no norte da Europa pode ser muito divertido!

Um comentário:

  1. Eu comi este prato em Paris (Moules frites) e é mesmo uma delícia. Super diferente do que já comi antes e inesquecível.
    E bem bizarro este mal humor belga!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...