quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Um ano de França






Dia 17 fez um ano que eu vim morar na França. E bem, quem mora ou já morou fora do país sabe que a vida muda muito em muito pouco tempo. Parece que faz dez anos que deixei pra trás a minha vida no Brasil.

O que mudou? Basicamente... tudo.

Em janeiro de 2013 eu era uma menina recém-formada, tinha acabado de sair do trabalho (3 anos como professora de línguas!), morando sozinha, recém-noiva do meu chéri. Tinha muitas ideias pro futuro e ao mesmo tempo nenhuma ideia: queria chegar na França, fazer mestrado, retomar a profissão (gente, sou apaixonada ♥) e ir vivendo a vida feliz como sempre.

E em janeiro de 2014, quando olho pra trás e vejo a Ana que chegou nesse país, cheia de esperanças mas completamente perdida, acho graça na vida.

Neste ano:


  • Melhorei muito o francês. Virei fluente e às vezes consigo quase esconder o meu sotaque e fingir que sou daqui. :o
 
  • Em revanche, perdi quase que completamente o alemão, e parcialmente o inglês e o português. (Gente, como que diz em português: professional ou profissional? Socorro!)

  • Casei com o homem dos meus sonhos. Justo eu, que nunca tinha sonhado (ou vontade) de casar...!
 
  • Fatalmente, como acontece com muitos expats, perdi o contato com muita gente, pessoas que considerava amigos e que hoje não fazem o mínimo esforço pra manter contato. A pessoa que eu considerava minha melhor amiga... tenho a impressão que me ignora deliberadamente. E é de cortar o coração isso de estar longe e perder pessoas que um dia foram importantes...
 
  •  Mas também muita gente que eu não imaginava ainda mantém contato, escreve de quando em vez e me deixa super feliz. (Aliás, peço desculpas públicas: eu demoro demais pra responder às vezes, ando com a cabeça nas nuvens!) É formidável perceber quem são os verdadeiros amigos, aqueles que fazem um pequeno esforço pra pensar em você e escrever alguma coisinha. Obrigada a estes. <3

  •  Tive tempo livre. Tempo livre de verdade. Eu nem lembrava como era isso.
    Bem, tive muito tempo livre. Tempo livre demais... Gente, o que a gente faz com tanto tempo? Em 2013 eu não tinha tempo nem pra dormir direito. De repente, curso de francês acaba, não achei ainda trabalho, me vejo sem nenhuma atividade, nada pra fazer. E o mais estranho, não sobrava tempo pra mim mesma.
    Mas ter tempo livre me ajudou muito a me "recuperar" dum ano que foi quase traumático. Sim, desperdicei tempo, me senti como uma adolescente que gasta o dia todo em jogos. E me fez bem.
 
  • Voltar à faculdade. Melhor coisa que aconteceu. Voltei a não ter tempo nenhum livre, mas aprendi a apreciar esse fato. E pela primeira vez senti que é muito bom estudar algo que gosta. Que delírio foi esse de querer terminar o direito? Hoje, olhando pra trás, me digo que eu poderia ter largado sim ao segundo ano, quando vira menos filosofia e mais código, e eu teria sido feliz. Mas bem, não estaria aqui hoje.
 
  • Renasci. Quase que literalmente. Senti passar por fases distintas de maturidade: infância, em que eu aprendia a me comunicar com os outros, entendê-los, ver algum sentido na vida aqui; adolescência, muitos turbilhões, mas crescimento, seguir em frente alguns projetos, sonhos, paixões. E sinto que agora está pra vir a fase adulta, mais estável, mais madura. Sinto e espero.

 É, menina... Você que aos vinte se acreditava mais madura que as pessoas da sua idade só porque você morava sozinha, trabalhava, pagava as contas. Aos 24 você se redescobre criança.

Veremos o que 2015 vai nos trazer!

9 comentários:

  1. Legal a sua história Ana! Em abril vou conhecer a França. Passarei pela Bélgica tbm. Fiquei mto triste c/ o atentado e espero que até a minha ida, as coisas já estejam + tranquilas. Alguém pode me indicar um bom seguro viagem? Vi que é obrigatório! Bjs, Isabela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabela, obrigada pela visita!
      Boa viagem, acredito que você vá gostar! Os Flandres (Norte da França + Bélgica) são a minha região preferida daqui. :)
      Olha, quanto ao seguro, não saberia o que te indicar. Quando eu vim pra visitar/conhecer, peguei Mundial, mas não sei se é o melhor ou o mais barato...

      Excluir
  2. Já estive na Bélgica, no Tomorrowland e tbm já estive na França. Gostei d+! Mas eu nunca fui nesta região do norte da França. Me pareceu ser bem legal tbm. Sobre seguro Isabela, sempre fecho c/ a www.touristcard.com.br Na última vez apresentei um cupom (tourist15) e até ganhei um desconto. Veja se ainda está valendo. abç, Pedro.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu blog! Estou indo estudar em Lille no segundo semestre e tive certa dificuldade em achar informações de gente que mora aí, até chegar aqui. E suas histórias são muito legais! abç

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, parabéns pelo 1 ano! A vida de gente muda mesmo quando estamos num outro lugar, né? Espero que melhore cada vez mais!

    ResponderExcluir
  5. Que linda retrospectiva! Espero que 2015 seja ainda melhor.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Ana...em tão pouco tempo por aí, cheia de realizações... é isso aí!!!! Que 2015 seja pleno, com as coisas se realizando! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana,

    Estou em Lille realmente este turbilhão de sensações juntas é surpreendente!! Adorei o jeito que vc escreve.. Parabens!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola estou querendo sair do brasil...alguem pode me auxiliar?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...