segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Pequenas crises cotidianas

Fato é, não escrevo muito aqui no blog. Acho que ele não traduz muito bem a minha vida aqui na França, nem como eu me sinto de estar aqui.

Se alguém me pergunta "você gosta de morar aí?", a minha resposta é, bem... é complicado.

Tem momentos que eu me sinto muito feliz aqui. Estou feliz de finalmente, depois de 2 anos, poder estar junto com o Edu. Estou feliz de poder sempre visitar a família dele, que virou a minha família também. Estou feliz de ter tomado coragem pra voltar pra escola. Estou feliz, pourquoi pas, de poder ir na padaria no domingo de manhã e comer um croissant ainda quente.

Mas também tem momentos que me fazem querer sair correndo deste país, deste continente, pra procurar um bom lugar sob o sol. Quando procuro trabalho e não acho nada. Quando o sistema de vistos francês me força (sério) a ficar irregular antes de ter o meu visto e visitar a macabra sala de imigrantes da prefeitura todo mês. Quando, claro, bate a saudade. Quando o frio não me dá a mínima vontade de sair e explorar o mundo. Quando, por alguma razão, perco a vontade de sair e explorar o mundo. Quando ser expatriada cansa, e tudo o que eu quero é ser considerada não simplesmente uma brasileira, mas uma pessoa, como todas as outras. Quando simplesmente me sinto sozinha, triste e mal compreendida. (thank god pelo meu Edu, que me ajuda mais do que ele percebe)

Dia 17, vai fazer um ano que eu vim pra cá, e me considero feliz aqui. mas até que ponto essa felicidade existe porque estou aqui? Às vezes tenho a impressão que eu seria mais feliz em algum outro lugar.

Um ano, meu deus. Parece uma eternidade. Como eu mudei em um ano!

A gente respira fundo. Um passo após o outro, e a esperança de que tudo, aos poucos, melhore.

4 comentários:

  1. Oi Ana.. descobri seu blog há um ou dois meses, e venho lendo quietinha desde então... gosto muito de ver o mundo pelos olhos dos outros. Morei fora do país 8 anos atrás, e o que eu aprendi naquela época é que, uma vez que você more fora, você nunca mais tem um "país pra chamar de seu". Você vai sempre sentir saudades de um lugar, de uma comida, de um cheiro, de uma sensação, de uma vista, de um hábito, enfim... saudade, saudade, saudade. Então, hang in there :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi, obrigada por seguir e por escrever também. :)
      E realmente... Saudade é a palavra que melhor me descreveria nesses dias difíceis de expat. Mas é isso aí, a gente vai levando. :)

      Excluir
  2. Ana, espero que as coisas melhorem e que você tenha mais momentos "estou feliz em estar aqui" do que momentos em que quer sair correndo..... sei como é essa sensação. Quase dois anos de Irlanda, me sinto assim também, mas eu gosto muito daqui, apesar de todos os pesares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim, apesar de tudo, tenho mais momentos felizes aqui que vontade de fugir. Nem sempre é fácil, mas a gente vai se acostumando com tudo, inclusive com esse sentimento. Eu estou no primeiro ano ainda, o mais difícil já passou e a gente aguenta firme. :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...