sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

L'hiver

Enquanto o inverno está chegando, os dias mais lúgubres do ano estão chegando ao fim.

O inverno é, em geral, a estação menos amada daqui. Eu também preciso admitir que eu prefiro as outras estações...

Para mim, o problema do inverno não é o frio (até agora, só vivi dias mais quentes que o inverno de Curitiba), mas os dias que são tão curtos e escuros: o sol nasce às 9 da manhã e se põe às 16h30. Sair de casa e voltar no breu é de desanimar qualquer um.

Além do mais, pelo menos por aqui no Norte da França, tem muito dia nublado e chuva no inverno. Vi o sol umas duas vezes em dezembro, fiquei super feliz, mas a alegria dura pouco.

Mas eles têm os seus segredos para animar esses dias tristes! O Natal nunca fez tão sentido. As decorações de Natal animam os dias noturnos e as feirinhas de natal estão cheias de gordices barraquinhas com coisas coloridas que nos alegram a vista.


A pista de patinagem custa 3,50€ por uma hora. Todos lá dentro parecem profissionais: adolescentes patinam de costas, crianças correm e brincam. patinar no gelo parece a coisa mais simples do mundo. Não é.

Feira de Natal em Roubaix num desses raros dia de sol.

Feira de Natal em Paris com Papai Noel que dá medo.

Feira de Natal (interminável!) em Paris

Já visitei umas 10 feirinhas de Natal de várias cidades diferentes. Como cada cidade tem a sua, vira pretexto pra visitar as cidades vizinhas de metrô, passear um pouco, sair do marasmo casa-escola-trabalho nestes dias frios.

Graças ao Natal, esses dias mais curtos têm o seu charme e esquentam os nossos dias. Depois que Natal, suas feirinhas e luzinhas acabarem, o solstício já passou e os dias começam a ficar mais compridos de novo. Mal posso esperar pelo verão, com sol até às 21h!

No mais, estou indo viajar amanhã com o Edu e a família aos Alpes franceses, no programa habitual deles de férias: fazer ski. Vou ver neve pela primeira vez e toda essa parafernália. Estou bem animada e, claro, morrendo de medo.

Bom Natal a todos!

8 comentários:

  1. Boa viagem com a família e aproveite bem o passeio. Ohhh o lado bom, já passamos do dia 21, agora é só alegria hahaha os dias vão ficar mais longos hahaha Menina...esta época eu tenho a impressão de que está mais escuro do que o normal hahah Feliz Natal e Feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Eliana! :D
      Fico mais feliz agora que o dia 21 já passou, estou aproveitando todos os segundos a mais de sol, hahaha! Ainda mais que hoje está fazendo um sol bonito... (mesmo se glacial)
      Feliz Natal atrasado e um feliz ano novo pra você e pra família!

      Excluir
  2. Ah, que bacana! Eu fui patinar no gelo pela primeira vez aqui em Dublin e ameeeei. Só que nossa, a diferença de preço daí e daqui é de chorar: aqui paguei 14 euros a hora!!!
    Eu adoro o frio e esse uma natalino é maravilhoso! As feirinhas então são demais! Boas férias e bom fim de ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, como é caro! Nos Alpes também tinha uma "patinoire", 6 euros por uma sessão de 2-3 horas. Só que não tem quem aguente essas três horas, haha! Gosto muito de patinar no gelo.
      Obrigada, bom fim de ano pra você também! :D

      Excluir
  3. Oi Ana!
    De fato, depois do desespero inicial a gente percebe essas outras formas de aproveitar o frio. Minha diversão em Besançon era vinho quente e churros! Em Paris nunca dou sorte: no dia que estive lá a patinoire ainda estava fechada e não achei uma feirinha de noel boa! Onde foi essa da sua foto?
    Ski vou deixar pro próximo inverno..... Divirta-se!
    E com certeza a decoração de Natal faz mais sentido. Tô aqui no Brasil vendo pinheiros de pláctico com neve de purpurina e achando muito esquisito! Hahahahaha!
    Beijao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso mesmo. O Edu sempre diz que o inverno não é uma estação triste, é "especial"... tudo muda e a gente encontra outras maneiras de se divertir e aproveitar a vida.
      A feirinha de natal que eu achei em Paris era na frente do museu do Grand Palais, na estação Champs-Élysées-Clemenceau. Só não sei até quando ele fica lá...
      Recomendo o ski. :) Você pretende ficar bastante tempo por aqui?
      Eu ainda prefiro o Natal no verão, haha! Mas cada Natal tem o seu charme. :)
      Beijos!

      Excluir
  4. Eu nunca encontrei alguém que me dissesse que o inverno é uma estação especial. Acho que isso tria me ajudado a encarar melhor. Até mesmo os franceses que conheço reclamam e dizem que eh tudo ruim, que todo mundo fica deprimido e gente que te conhece vira a cara pra você na rua. (Putz!).
    Agora em diante o seu blog vai ser o meu filtro positivo da vida francesa!
    Eu não sei bem até quando fico. Se passar no primeiro ano do mestrado, eu faço o segundo ano e aí volto pro Brasil no meio de 2016. ( Eu acho que não respondi um comentário seu perguntando o que eu tô estudando. Tô fazendo o M1 em historia).
    Espero que tenha passado um bom natal e te desejo um delicioso 2015!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente :o O inverno não é tão mau assim! São três meses difíceis, mas que nos fazem apreciar melhor os outros nove, não? :)
      Hahaha, quem dera ser sempre um filtro positivo! ^^'
      Ah, história é tão lindo! Quis muito estudar uma época. Boa sorte com os estudos e com todo o resto.
      Aguenta firme aí, são só mais dois meses e a vida volta a se ensolarar! ;)
      Um lindo ano novo pra você! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...