segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Inglaterra: primeiras impressões

(que fique bem claro, o que escrevo aqui são tão-somente minhas impressões! Quem conhece bem o país, fique à vontade para discordar (e aproveitar e me dizer o porquê, sou curiosa))

1. They do it their way

(eles fazem as coisas do jeito deles)

Eles não têm medo de serem excêntricos. Pois vejam bem: a Inglaterra faz parte da União Europeia, mas não quis adotar o Euro. E não esqueçam que todo mundo dirige do lado esquerdo, o que faz que pedestres continentais perdidos nunca saibam pra que lado olhar ao atravessar a rua. (sério, isso é mais complicado do que parece)

A imigração é mais chata e fechada do que no resto da Europa. O Edu me disse que há alguns anos, ele às vezes vinha à Inglaterra a trabalho, e a imigração sempre parava todos os carros e ônibus sem exceção, pergunta a razão da viagem, verifica os passaportes e os vistos. O fato de não ser europeia dificulta bastante a entrada no país.

Além do mais, por ser uma ilha, fica naturalmente isolado de todo o resto da Europa.

2. Big brother is watching you!

(O Grande Irmão está vendo você)
"Deixa eu adivinhar... você vem de Londres?"

Estima-se que há 1 câmera para cada 11 cidadãos na Inglaterra, quase 6 milhões de câmeras de vigilância no país. Irreal! Os metrôs e ônibus são todos filmados de dentro (com tvs dentro dos ônibus que mostram em vários ângulos o que está sendo filmado), em vários lugares turísticos podíamos encontrar câmeras, e mesmo dentro de restaurantes.

Agora, achei muito bizarro de descobrir que mesmo as escadas de emergência do hostel em que ficamos são vigiadas pela CCTV, o notório sistema de circuito fechado de câmeras da cidade de Londres. É o fetiche deles ser vigiado o tempo todo ou o quê?

3. Eles não sabem cozinhar

 

É certo que estou certamente mal acostumada morando na França, em que se come muito bem... mas fato é que os ingleses estão longe de ser bons cozinheiros. Tem muita coisa gostosa e diferente para comer, mas em geral as coisas são menos deliciosas do que na França. Para dizer o mínimo, os doces, o pão e o queijo são realmente menos bons.

Isso sem contar que, toda vez que a gente via uma padaria com doces que pareciam apetitosos, ia olhar para o nome e... descobria que era uma boulangerie francesa! Tudo bem que comparar doces franceses com os ingleses é apelação, mas... eu esperava encontrar ao menos uma padaria inglesa que vendesse coisas diferentes e apetitosas.

4. I see all red

(Eu vejo tudo vermelho)

Esta é específica de Londres: como a cidade é vermelha! As cabines telefônicas são vermelhinhas, as caixas de correios são vermelhinhas, os ônibus são vermelhinhos. Devo dizer que realmente torna a cidade muito adorável, e é uma solução muito boa para tornar uma cidade turística: transformar tudo em vermelho.

Overdose de vermelho

5. Rivalidade com os franceses

 

Parece um tipo de esporte nacional deles: detestar tudo que os lembre da França.

Os ingleses e franceses têm uma rivalidade não diferente da dos brasileiros e argentinos. Só que eles têm muito mais histórias de guerras e conflitos que nós jamais tivemos.

No mais, posso dizer que gostei muito do pouco que conheci da Inglaterra... mas, obviamente, a França é muito melhor. ☺

4 comentários:

  1. Oh...eu não achei tão ruim assim a questão de opção pra se comer...aliás penso que a Holanda oferecia menos opções...to falando de coisa de quase 9 anos atrás...aqui na Holanda muita coisa apareceu também no decorrer dos anos...evoluímos! rs Agora realmente, nós conhecemos um francês e passamos muito bem ! rs Aproveite o passeio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu acho que basicamente estranhei o fato de não ter doces que parecem maravilhosos nas vitrines de padaria, haha! Como sempre me senti surpresa quando comecei a explorar a comida francesa e não tive esse feeling, ficou a impressão que eles não cozinham tão bem quanto os franceses. Pelo que você postou no seu blog, a comida holandesa parece muito boa, sim! Mas não conheço ainda... um dia, em breve, quem sabe, hihi. Beijos!

      Excluir
  2. Nunca imaginei que tivesse tanta câmera na Inglaterra. Deve ser uma sensação estranha ser tão vigiado. Ou é fácil se acostumar? Ahh eu acho esses ônibus vermelhos uma graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Vanessa, eu não acho que me acostumaria não. Me sinto incomodada e, realmente, a gente se sente vigiado o tempo todo. Se bem que nos metrôs de Lille também tem câmera e eu nunca me senti muito incomodada, passei a reparar só depois que voltei de Londres. O Edu tem uma visão mais zen sobre isso, de "quem não deve não teme", mas ter uma câmera em cada esquina não deixa de ser estranho, né? Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...