segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Algumas impressões: vida de estudante na França



- Na maior parte das escolas primárias/ensino médio daqui, o curso é integral, de segunda a sexta das 8 às 18 horas e sábado até às 13h.

- Tem aula no sábado mas, por algum motivo que a razão humana desconhece, não tem aula na quarta-feira. Seria para contribuir aos empregos das babás? (Nota: parece que isso vai mudar. E, já faz algum tempo, várias escolas passaram a ter aulas na quarta de manhã)

- O ensino de inglês parece ser bem deficiente. (Não, o francês não te responde em francês por antipatia, mas por timidez e dificuldade com a língua da rainha) A maior parte dos meus colegas no curso mais avançado de inglês da facul tem um sotaque difícil de entender (e a única que escapa é uma menina que morou até os 10 anos no Canada).

- As notas na escola vão de 0 a 20. Na minha faculdade, as notas vão de 0 a 10 e os calouros acham bizarro. No começo do ano, eu vi várias vezes coleguinhas que convertiam a nota para entender: "Tirei 6! Isso quer dizer... hum... 12!" Então tá, né.

- A França está no Hemisfério Norte, o que significa que as aulas começam em setembro e terminam em junho. Quando o Natal vai chegando e você sabe que só vai ter duas semaninhas dá um vazio. Maaaas...

- Os franceses têm fama de adorar as férias. E não é diferente na escola: são 5 (sim, cinco) férias por ano!
  • A primeira é na Toussaint (dia de todos os santos, vulgo Halloween), de 1-2 semanas no fim de outubro.
  • Depois tem as férias de Natal de 2 semanas;
  • Em fevereiro/março, uma semana de férias de inverno (porque as férias do Natal não são no inverno... what?)
  • Em abril/maio é mais uma semaninha de "férias de primavera" ou "férias de páscoa";
  • E, por fim, as férias de verão em junho, que duram entre dois e três meses.
A cada dois meses temos férias. Muito bem pensado e feito pra que, quando os alunos começam a ficar de saco cheio, as férias vêm salvá-los.

- Por outro lado, tem bem menos feriados por aqui: são onze feriados por ano, contando tudo (Natal, Ano Novo, Segunda de Páscoa (sexta-feira santa é dia normal) etc). E nada de feriadão! Se o feriado cai na quinta, na sexta todo mundo vai pra aula e pro trabalho normalmente.
E para os trabalhadores, um "bônus": todo ano, tem um feriado (geralmente pentecostes) em que todo mundo tem que trabalhar de graça pra ajudar a previdência social.


França em agosto: clima de cidade-fantasma
- Aliás, aqui na França, TODO mundo entra de férias no verão. Todo mundo mesmo! A padaria, o açougueiro e o dono da lojinha de roupas e eletrônicos da esquina fecham as portas e saem viajar, as emissões de televisão param (colocam reprises ou programas feitos para as férias nesses dois meses), mesmo a circulação de jornais gratuitos entra em pausa, os trens e os ônibus passam em menor frequência... O que faz que a rentrée não se resuma a mães estressadas correndo atrás da lista de material escolar, mas sim um movimento épico que envolve todo o país.

- Dia de festa pra estudante universitário é a quinta-feira. Achei que não fazia o mínimo sentido ver vários colegas que não queriam esperar o fim de semana pra entrar de ressaca (e ainda que tem aula o dia inteiro e a gente tem que ficar cuidando pra que eles não despenquem)... mas o Edu enfim me esclareceu: quinta é o dia de festa porque a sexta-feira é o dia de pegar o trem pra ir passar o fim de semana com os pais. Faz sentido!

- Uma grande parte dos estudantes mora sozinho. Geralmente (dependendo da escola) não dá pra ter um trabalho ou um estágio ao mesmo tempo, mas os pais ajudam, o Estado ajuda, as bolsas ajudam. Tanto que os franceses estão entre os europeus que saem mais cedo de casa

- Nas universidades daqui, você estuda cinco anos e sai com diploma de mestrado. Tem dois tipos diferentes de mestrado, um mais teórico (geralmente nas universidades públicas) em que você tem que fazer uma monografia/tese (mémoire) e o das escolas privadas, em que você tem que fazer um enorme relatório de estágio no fim do curso.

- Neste último, geralmente há um estágio obrigatório por ano, que se faz durante as férias. Sobra mais tempo pra estudar durante o ano mas menos tempo para descansar no fim. É o curso que eu estou fazendo. Tenho medo, mas vamos ver no que vai dar.

- Minha impressão é que, mesmo com todas as férias e sem fazer estágio ao mesmo tempo, aqui se trabalha muito. Eu sei que eu trabalho muito mais do que tinha que fazer no meu curso direito no Brasil. Trabalho mais, mas me estresso menos: como muda quando a gente faz algo que realmente gosta!

12 comentários:

  1. Ahhh que legal. Aqui na Holanda não muda muito não este esquema de férias...eu acho que na Espanha tem muito mais férias também e um monte de feriados. E é mesmo, no verão todo mundo some hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, acho que os países latinos gostam mais de férias. :P Quanto aos feriados, a impressão que eu tenho é que são bem menos, e não fazem nunca feriadão por aqui. (Obrigada por indicar, vou até colocar no post!) Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Ana! Vi você comentando no blog da Marcela e vim ler por curiosidade. Já adorei! Adoro esses posts com curiosidades sobre morar/estudar/trabalhar em outro país, mesmo! Já ouvi falar em outros lugares onde o aluno sai com o mestrado do curso de "gradução", acho bem interessante! E nossa, estudar integral a vida inteira deve ser osso, mas nada supera a Coréia! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara! Obrigada pela sua visita! :D
      Eu gosto mesmo de falar sobre as coisas que acho diferente. Ideia de coisa pra falar não falta, falta é o tempo de escrever mesmo... mas pretendo continuar escrevendo sobre no futuro. :)
      E por que a Coreia? Não faço ideia de como são os estudos por lá. :o

      Excluir
    2. Oi, Ana! Então, na Coréia eles estudam das 8h às 18h e ficam duas horas a mais na escola pra self-study. Em casa eles tem que fazer as tarefas e muitas vezes vão dormir pra lá da meia-noite! Mas é assim puxadão no Ensino Médio - nos anos anteriores eles "só" ficam até às 18h mesmo (ah, e todos tem aulas no sábado também). É muito foda!

      Excluir
    3. Ah, nossa! :o
      Eu acabo sendo feliz de ter estudado no Brasil, cinco horas por dia foram suficientes para me formar bem. Não sei como lidaria com tanto estresse! Admiro essas nações. Obrigada por me explicar - uma coisa de nova aprendida hoje! :)

      Excluir
  3. Rsrsrs super interessante....aqui tbm tem umas férias que não consigo entender, no verão por ex nada anda fica tudo atrasado por conta de todo mundo querer aproveitar o sol.
    Vamos aproveitar para as férias chegarem logo rsrsr, bjokass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, pois é! Eu acabo não entendendo a grande pira daqui com o verão... eu seria mais feliz com férias longas no inverno, em que não tenho a mínima vontade de sair de casa! Mas é isso mesmo, a gente aproveita. :D Beijos!

      Excluir
  4. Olha, não estava sabendo desse detalhe sobre as férias de verão não! Ia dar de cara na porta da boulangerie!!!

    Uma coisa que me irrita nesse sistema francês é que aluno de graduação é tratado igual aluno de escola. Aqui no Brasil não tem nada disso!

    É, na França é bem mais puxado, o nível da galera é maior. Tô ralando também, mas com certeza é bem prazeroso!

    Beijo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Ninguém te contou que você tem que estocar pro verão como estocavam pra guerra? :P
      Geralmente, as padarias não entram de férias todas ao mesmo tempo. Elas se arranjam pra que uma entre em julho, uma em agosto etc.
      Tratam você também como aluno de escola? Isso me perturba às vezes... nossa professora de produção de texto trata a gente como aluno de primário: tem que ter um caderninho, do formato que ela quer, sem espiral, escrever sempre a caneta a data e isso e aquilo... E eu pareço ser a única que se choca. Ainda que eu estudei por cinco anos em faculdade pública, que quando a gente não é autodidata a gente não vai pra frente... Achei que fosse mal da minha escola, ou de escola privada... você estuda em escola pública ou privada?

      Como eles dizem por aqui: bon courage ! A gente vai acabar por sobreviver :)

      Beijos!

      Excluir
  5. As vezes eu me sinto vivendo na idade media......

    Pois é, eu tô no mestrado numa universidade pública, e eles reprovam se você perider UMA aula, ou cobram você fazer as provas naquela folha quadriculada..... Um dia desses um professor deu um piti porque os alunos estavam guardando os cadernos. Detalhe, o seminário já tinha acabado e ele estava apenas respondendo uma pergunta ( de um cara que sempre faz aquelas perguntas bestas só pra apaecer). #Queriaestarmorta feelings.

    Bon courage ! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Ai gente, adoro essas crônicas. Você tinha que escrevê-las. :p
      Por perder uma aula é abuso. :o A gente só reprova se perder 10 aulas (tem ao menos 2 aulas por dia, então não é muito difícil) e eu já perdi ao menos 2 dias por conta de complicação de visto...
      Se precisar de ajuda, seja com o francês ou com o que quer que seja, é só avisar, viu!
      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...