segunda-feira, 5 de maio de 2014

"Donne-moi ton zéro-six"

As coisas vão bem por aqui. O sol brilha mais a cada dia (começa a escurecer às 21h ♥), meu francês tá melhorando e eu consigo esconder o sotaque melhor. Eu engordei, mas (espero) nada que me mate. Volta e meia bate uma saudade dos amigos, da família. Tudo pronto pro casamento, daqui a doze dias (!) Parece que faz uma eternidade que eu deixei o meu país, mas bem: três meses e meio não é pouco tempo.

E bizarrices, como sempre, continuam acontecendo regularmente.

O nome da loja de produtos asiáticos é Paris Store.
Because f*ck logic.
Hoje eu estava ultra contente de ter encontrado uma loja que vende shiitake fresco, polvilho, mamão e mais de um tipo de banana (pois é, nada disso existe por aqui), numa loja especializada em produtos asiáticos perto de casa e acessível de metrô.

Eu voltava saltitando para casa quando, ao sair da estação de metrô, uma menina de rua de uns 7-8 anos sentada num canto me perguntou a hora.

- Desculpa, não tenho não.

E a menina continuou a puxar assunto enquanto eu andava: 

- Madame? Madame?

Eu respondi.

Não gosto de ignorar ninguém, não importam as circunstâncias (contanto que não pareça perigoso), só que o meu francês não me permite de reagir. A menina me seguia, falando algo sobre "ton zéro-six" e "niquer" e eu fiquei sem entender nada. Expliquei pra ela educadamente que eu não falava francês, ela perguntou se eu não entendia "niquer" e eu respondi que não. Quando saí da estação de metrô, ela disse "au revoir", me deu um leve tapinha na bunda (?!) e foi embora, e eu fiquei sem entender se ela queria comida, me roubar ou só puxar conversa.

Cheguei em casa e perguntei pro Edou o que diabo "zero-seis" e "niquer" queriam dizer.

Bem... "donne-moi ton zéro-six" (me dá o seu zero-seis) é uma expressão. Os celulares aqui na França começam pelos números "06" (os mais recentes, 07), então quer dizer, basicamente, "me dá o seu número de celular".

E niquer é uma palavra extremamente vulgar para dizer... fornicar.

Eu já vi muita coisa nesse mundo, mas nada tão perturbante quanto isso. Uma menina de 8 anos pedindo o meu número para... erhm... foder. O que deu de tão errado com o mundo?

Os reais motivos da menina são bem menos perturbantes. Aqui na França, existem crianças que se especializam na "arte" de bater carteiras (o pickpocketing, como os próprios franceses chamam). O que a menina queria era me distrair para ver se eu tinha algo de interessante no bolso - foi sem dúvidas um truque que alguém a ensinou. Não me espantaria (aliás, seria um grande alívio) de descobrir que ela nem sequer entende o significado de suas palavras. O tapinha na bunda era pra ver se eu tinha alguma coisa no bolso. (E claro que não havia: é bom evitar andar com coisas no bolso em grandes cidades)

Acho isso de uma tristeza devastadora. É comum de ver crianças sozinhas no metrô, seja brincando, pedindo por dinheiro ou simplesmente deixando o tempo passar. Crianças que provavelmente passam fome. Que poderiam estar na escola, mas a quem as escolas negam entrada. Crianças invisíveis aos olhos do Estado.

Para mim, país rico é aquele que não fecha os olhos aos seus pobres e vulneráveis. E, infelizmente, tenho dúvidas se existe um - um mísero! - país rico neste mundo...

8 comentários:

  1. Menina ri e fiquei horrorizada ao mesmo tempo! Aqui também no começo pediam o 06 e eu não fazia idéia do que era, até marido me explicar do mesmo jeito que fez o seu, que era o número de celular rs...nossa, agora você fica esperta. Ela realmente tentou te furtar e vc achando que ela realmente estava interessada na sua carinha bonita. Gente, este mundo tá perdido! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! Pois na Holanda essa expressão existe também? Cada coisa...
      O mais perturbante foi isso ter vindo de uma menininha de 8 anos. Acho até bom que eu não tenha entendido nada na hora, se eu tivesse entendido ia ficar mais perdida ainda... Cada coisa, viu...
      Bjs

      Excluir
  2. Gente, mas é cada uma. Bizarro é pouco!
    Vou te contar que ás vezes eu também sou boba e dou atencao na rua para quem nao devia. Já minha mae parece crianca, nao fala com estranhos kkkkk se você tentar perguntar a ela onde é a rua tal, se ela nunca viu seu rostinho, nem pára e sai meio corrida. Porque ela acha que todo mundo é psicopata e vai metê-la num carro pra vender seus orgaos XD
    Enfim, nunca passei por algo como isso que você descreveu nem no Rio. Mas agora vc está mais esperta.

    Beijos

    P.S. parabéns pelo casamento! Muitas felicidades na sua vida e muito amor!

    ResponderExcluir
  3. É, esse é um problema global. É devastados mesmo. Porque essas crianças nunca terao reais oportunidades na vida...

    Que bom que ao menos voce nao foi roubada! Seria desagradavel isso.

    Doze dias!!! Tá tudo pronto já? Estou ansiosa por uma foto! vai ser lindo!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Feliz Aniversário atrasado!! bjs da ex-chéufa Analúcia!!!

    ResponderExcluir
  5. Ana, você tá tão sumida, o que houve? Está tudo bem? Mande notícias.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  6. Gostei do seu blog! Continue escrevendo sempre que possível!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por todos os comentários, gente <3
    E desculpem a desaparecida! Sim, estou viva ainda...!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...