segunda-feira, 31 de março de 2014

Uma nova vida

Fonte

Faz pouco mais de dois meses que eu cheguei aqui na França. Mas a memória que tenho da vida de antes se torna cada vez mais distante... Dá a impressão que eu literalmente morri e passei para uma outra vida.

Não sei se é um lance de adaptação, mas sei que me pegou de surpresa. A minha vida antes de vir para cá estava super turbulenta: malabarismo com faculdade que eu não gostava, monografia, trabalho, namoro à distância e processo de expatriação. Eu esperava que a vida fosse mais cor-de-rosa quando tudo isso acabasse. Só que as coisas nem sempre são tão simples, não é? 

Eu esperava chegar aqui e me sentir como uma expatriada, tendo que recomeçar a vida do zero, que reaprender a viver em uma nova cultura, quebrar a cara, fazer mil gafes, até finalmente me adaptar. Parecia uma aventura empolgante, uma brasileira na terra do croissant.

Só que aí eu cheguei e percebi que não deveria ter criado expectativas. Eu cheguei e me senti estranhamente em casa. As pessoas daqui não são "franceses", e sim pessoas. A cultura não é um bicho de sete cabeças. Tudo é tão natural. O Du me disse esses dias que às vezes esquece que eu não sou francesa. Pois é, eu também.

Só que não era isso que eu esperava. Eu gostava de quem eu era, e não imaginava que eu ia me abandonar tão violentamente. Perdi a vontade de viajar e descobrir outros cantos da Europa e da França. Perdi a vontade de explorar, de descobrir coisas novas, simplesmente porque as coisas aqui não parecem novas.

E isso me tirou inclusive a vontade de escrever no blog. Pois ele é uma ligação que eu tenho com a minha vida de antes: aqui escrevo na minha língua, para a minha gente, sob os olhos da minha cultura. Só que essa língua, essa gente, essa cultura, não são mais aquelas com que convivo todos os dias. Isso me confunde.

Sinto que perdi o meu passado.

Aos poucos, estou tentando me recuperar. Acho que se sentir em casa não é algo ruim, pelo contrário. Me sinto confusa e perdida. Se algum expatriado (ou ex-expatriado) tiver conselhos, são super bem-vindos.

Pra alegrar um pouco esse post de um tom melancólico, anuncio a nova: vamos nos casar! Estamos os dois muito alegres e doidinhos com as preparações. Ah, les tourtereaux !

13 comentários:

  1. Ai Ana hahaha Esta foi boa! Era pra vc estar contente de se sentir em casa,assim tão rápido! hahaha Esquenta a cabeça a não. Dê tempo ao tempo e acho que não tem que sair por aí fazendo tudo feito uma louca. A vida é assim, um dia de cada vez! O importante é você ter este sentimento de que está em casa e feliz! E logo teremos casamento?!?!?! UHHHHUUUUUUUUU Parabéns! Fico contente em saber, afinal o mais importante de tudo é estar de bem com quem se ama! Bjs pra vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana, obrigada pelo seu comentário! Fez-me sorrir quando eu li, porque é isso mesmo, basta levar um dia de cada vez e se sentir bem. Obrigada por tudo!

      Excluir
  2. Ô minha querida, você sabe que eu entendo né? Você até tinha até deixado um comentário lá no meu blog quando falei da mesma sensacao que tive aqui na Alemanha...
    Olha, se quiser bater um papo mais profundamente sobre o assunto, me avisa que damos um jeito. Acho que por comentários é impossível a gente conversar rs
    Mas fico meio triste por vc já estar se distanciando do blog. Se vc nao sente mais conexao com esse aqui, que tal criar um novo espaco?
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Vanessa! Eu gostaria sim se a gente puder conversar. :) Vou ver se acho como te contatar.
      Acho que isso de se distanciar do blog é fase. Sou daquelas que precisam escrever, então abandonar não abandono! Mas... a sua ideia de criar um novo me tenta. Bom, veremos! ;) E obrigada pela ideia!

      Excluir
  3. No matter where your life takes you home is always with the love of your life! Congratulations, Anita! We love you! Love the Straly's

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D Thank you, guys! I'm always really happy to know you read me. Miss you tons, I hope everyone is well!

      Excluir
  4. Anita, parabéééns pelo casório!!! Pelo jeito as coisas não estão indo tããão mal assim, né? ;)
    Já já te mando um e-mail pra compartilhar experiências de expatriada... Bjus, Ágata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ágata! :D As coisas não vão mal não, isso com certeza. :)
      E obrigada pelos seus e-mails <3

      Excluir
  5. Nossa, que assombroso.
    Voce disse que sente como se tivesse perdido seu passado. Me fez lembrar um episodio que aconteceu comigo. Perdi todas as fotos que tinha no meu computador. Aí, choramingando com um amigo - também historiador, veja só - eu disse a mesma coisa e ele, cheio de ternura me disse : "Isso quer dizer que você pode partir de qualquer lugar para um novo futuro...".
    Isso acalmou meu coração.

    Talvez voce se sinta adaptada demais e disso fez perder a graça. Sinal que vc ja estava vivendo mais na vida francesa (com costumes e lingua) do que aqui no Brasil. E vamos combinar que quando nosso coraçao está longe, a gente vive um pouco aérea mesmo.

    Mas espero que logo vc descubra novos detalhes que façam a diferença.

    Parabens pelo casamento! Sempre muito amor para os dois! :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo isso, Raquel! Gosto muito dessa perspectiva. E recomeçar um novo futuro é assim: no começo a gente se sente perdida, mas as coisas se arranjam. Obrigada, viu? Grande abraço!

      Excluir
  6. You said it sister!!!! We are in the same page! Love from Canada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhhhh! It's me Juliane Leck :)

      Excluir
    2. Thank you, Ju! Really happy to see you here. Lots of love!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...